Benefícios da prática do Pilates para os adolescentes
A prática de atividades físicas tem sido um fator importante para a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida, manutenção da saúde seja ela física ou mental (ALVES et al., 2005; MATIAS et al., 2010).
Porém nos dias atuais o que mais ocorre é a inatividade física e sedentarismo, principalmente ao que se refere à criança e ao adolescente. Toda energia, desenvolvimento, qualidade de vida que são questões pertinentes relacionadas a esta faixa etária, é depositada muitas vezes na agenda corrida do colégio, cursos de línguas, em casa na frente do computador ou videogame, acumulando estresse, adotando padrões posturais errôneos e hábitos cada vez mais sedentários que irão acompanhar esta criança e/ou adolescente ao longo da sua vida.
“Desta forma é de grande importância ensinar à criança os princípios maiores de equilíbrio entre corpo e mente. Em outras palavras, o desenvolvimento correto de corpo e mente por meio da nova ciência da Contrologia.” (Joseph Pilates)
O Método Pilates é uma prática de atividade física que respeita a individualidade e as necessidades de cada pessoa, que pode ser inserida a vida desta criança e/ ou adolescente com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento físico, motor e psicológico.
Através deste elo entre corpo e mente que o Método Pilates proporciona, é possível trabalhar:
* Centralização: musculatura central forte, fluidez para as extremidades;
* Auto-estima, através dos desafios trabalhados nos exercícios e no controle dos movimentos;
* Concentração;
* Fortalecimento muscular;
* Flexibilidade e alongamento;
* Consciência corporal;
* Socialização;
* Coordenação motora;
* Realinhamento postural;
* Imaginação e o lúdico;
A aplicação do Método Pilates deve ser realizado por profissionais capacitados, com o objetivo de indicar os exercícios de acordo com as limitações e prioridades daquela criança e/ou adolescente.
Abaixo segue o depoimento de uma mãe satisfeita e segura com a escolha de inserir o Pilates na rotina de seu filho adolescente.
“Bom, o que me levou a procura pelo Pilates foi a necessidade de alongamento do meu filho (Lucas), uma indicação médica, pois ele tem encurtamento do membro inferior direito.
Para minha surpresa, ele teve uma boa aceitação! É difícil para um adolescente , menino, querer fazer esse tipo de exercício. Tem ajudado bastante, desde a respiração, postura, alongamento, fortalecimento dos músculos, equilíbrio, etc.
O PILATES, por ser um exercício bem calmo, ajuda no relaxamento, a pensar antes de fazer , seu benefícios são amplos e posso constatar isto na evolução de meu filho.
Em um mundo onde tudo é para a hora, consumismo, individualismo, onde os adolescentes só alongam os dedos nos video games, o Pilates leva a parar, respirar, sentir seu corpo, sua mente, pensar antes de executar os movimentos.
Eu como Mãe me sinto orgulhosa por essa decisão, de levar o meu filho a se exercitar .” Cristiani.
Fonte: Andrelise Martins, Educadora física e instrutora de Pilates em São Paulo
AGUARDAMOS O SEU CONTATO, MARQUE UMA AULA EXPERIMENTAL GRATIS E COMECE A PERCEBER A DIFERENÇA!
Leia mais: https://www.pilateslucianabatoreu.com.br/news/famosas-em-forma-com-a-bola/