Pilates e as artes marciais.
Você sabia que o Método PILATES pode ser ótimo aliado dos praticantes de artes marciais?
Em muitas modalidades de lutas encontramos os termos: Mente, corpo, concentração, precisão, respiração, fluidez... Quando falamos em PILATES, temos os princípios: centralização, controle, respiração, concentração, fluidez e precisão.
Coincidência?
NÃO!!! Não é mera coincidência...
Joseph PILATES (criador do método) foi lutador de boxe, desenvolveu aulas de autodefesa e teve entre seus primeiros alunos praticantes de boxe e outras artes marciais.
Joseph acreditava que a mente controla o corpo, os praticantes do método devem ter total controle sobre sua mente e seu corpo, e essa conexão desenvolve um exercício equilibrado e contribui para ter um corpo são. Nas artes marciais, os praticantes também precisam de total controle sobre cada parte de seu corpo, assim praticando PILATES, eles poderão ter melhor precisão de seus movimentos, além da estabilidade corporal, tão exigida no PILATES.
Outro ponto positivo para que praticantes de artes marciais incorporem o PILATES na sua rotina de treino é o fato do método auxiliar na diminuição de dores pós lesões causadas pelas lutas, e preparar corretamente o corpo para evitar novas lesões.
Entre o benefícios das artes marciais podemos citar:
- Melhora a autoestima;
- Diminui a timidez, já que é um esporte que tem um bom contato social e físico entre seus praticantes;
- Ajuda a acalmar, diminuindo o estresse;
- Contribui na definição muscular;
- Melhora a resistência do organismo;
- Dá um UP no metabolismo;
- Melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório;
- Trabalha bem a coordenação motora e a concentração;
- E melhora o reflexo.
Mas como em todo esporte, para ter um bom desempenho é preciso ter uma alimentação saudável; disciplina; e praticar atividades complementares que aumentem seu rendimento, previnam e ajudem na recuperação de lesões. Um Método que beneficia, e muito, o praticante de artes marciais é o PILATES, pois além de tornar o corpo mais forte contra lesões, o aluno tem o treino direcionado para melhorar a sua performance nos treinos, competições e na sua vida cotidiana.
Segundo a opnião de vários senseis “Os iniciantes são os que mais se lesionam nas artes marciais.” Como na maioria dos esportes, muitas vezes, o lutador compensa a falta de consciência corporal e da técnica com o uso excessivo da força, ocasionando, com isso, muita tensão muscular e sobrecarga nas articulações. Praticantes com musculatura rígida e encurtada têm mais chances de sentir dores. Todo e qualquer tipo de atleta profissional de artes marciais deveria ter o PILATES no seu planejamento de treino.
O Método criado por Joseph PILATES pode lhe ajudar muito. Conheça seis de seus benefícios para quem pratica artes marciais:
- Proporciona mais flexibilidade, tornando os seus treinos mais confortáveis e objetivos;
- Promove fortalecimento em todos os grupos musculares do corpo, resultando em articulações mais protegidas;
- Melhora a consciência corporal, a precisão e a eficiência de cada golpe, resultando em enorme economia de energia;
- É um importante aliado na prevenção e recuperação de lesões, pois trabalha a flexibilidade e o fortalecimento do seu corpo de forma estratégica, respeitando seus limites e objetivos;
- Busca a melhor relação possível entre a mobilidade e a estabilidade das articulações do corpo;
- E trabalha bem a concentração e a respiração, pois para executar cada exercício é necessário respirar adequadamente e se concentrar em cada movimento e nos comandos do fisioterapeuta.
Viu como o PILATES pode melhorar seu desempenho nas artes marciais? Agora que você já sabe, marque sua aula experimental em uma de nossas unidades.
AGUARDAMOS O SEU CONTATO, MARQUE UMA AULA EXPERIMENTAL GRATIS E COMECE A PERCEBER A DIFERENÇA!