Setembro Amarelo
A depressão é um problema muito frequente no mundo todo. Esse distúrbio acomete cada vez mais pessoas e é representado por uma tristeza profunda, perda de interesse, falta de ânimo, dentre outros sintomas, como pensamentos suicidas.
Este último, apresenta grande taxa entre os jovens: ele está associado as 5 causas mais frequentes de morte de jovens no Brasil.
Dessa maneira, entende-se que o diálogo é uma das maneiras de se abordar pessoas com pensamentos suicidas, para que procurem ajuda profissional e tratamento para o que estão sentindo. Foi assim que surgiu o Setembro Amarelo.
O mês foi escolhido para ser campanha de prevenção e conscientização, e por isso podemos citar 5 benefícios do Pilates para auxiliar no tratamento da depressão.
- Alivio da tensão muscular
A proteção do corpo contra a tristeza acaba provocando uma tensão no corpo como contração do abdômen e inibição da expressão verbal, causando uma tensão muscular generalizada. Dessa forma, os exercícios do método Pilates ajudam a aliviar a tensão muscular, tornando o aluno mais forte e flexível, relaxando a mente.
- Controle
Um dos princípios mais importantes do Pilates é o controle. Por exigir foco durante todo o tempo de aula, o aluno se sente no controle de todos os aspectos de cada momento da vida. Com o Pilates, eles são impulsionados inconscientemente a controlar mental e fisicamente todos os movimentos da aula, ajudando a controlar melhor sua vida.
- Individualidade
Aluno com crises de depressão e ansiedade têm um grau de tensão mais elevado, mas no decorrer da aula respondem de forma positiva. Quando a pessoa vê seu próprio corpo executando movimentos saudáveis, fortes e elegantes, isso restaura sua esperança no que pode conseguir. A autoimagem saudável é extremamente positiva e fortalecedora. E com a melhora da aparência, da energia e da condição física, aumenta-se a autoestima do aluno.
- Melhora a Autoestima.
A autoestima do aluno com depressão é algo muito sensível. Dessa maneira, o atendimento individualizado no Pilates contribui para um estreitamento entre profissional e aluno, fazendo-o se sentir importante, cuidado e valorizado durante seu tratamento contra a depressão.
- Melhora de sintomas fisiológicos
Por ser um método de atividade física, o Pilates ainda combate os sintomas fisiológicos do aluno com depressão. Dessa maneira, ele evita a fadiga, o estresse, dores crônicas, melhorando a postura e a qualidade do sono. Além disso, podemos citar aumento de energia e vitalidade, redução da irritabilidade e aumento do tônus muscular.
Dessa forma o Pilates pode auxiliar no alívio de alguns sintomas emocionais e psicológicos do paciente acometido pela depressão e sua vida pode ir melhorando aos poucos, juntamente com acompanhamento profissional especializado. O Setembro Amarelo é uma campanha muito importante e que todos precisamos ficar por dentro.
A prevenção e conscientização pode ajudar a salvar vidas! Nós do Pilates Luciana Botoreu apoiamos essa iniciativa.